UOL Notícias Notícias
 
26/05/2010 - 20h27 / Atualizada 26/05/2010 - 20h50

Anistia critica descumprimento das promessas aos índios no Paraguai

Londres, 26 mai (EFE).- O Governo do Paraguai não cumpriu as promessas de reforma agrária feitas aos povos indígenas do país, segundo o relatório da Anistia Internacional (AI) sobre o estado dos direitos humanos no mundo, apresentado hoje em Londres.

O relatório, correspondente a 2009, denuncia que embora as autoridades tenham adotado medidas para garantir a prestação de serviços básicos às comunidades indígenas, não abordaram as reivindicações de terras, nem afrontaram o problema da discriminação ou responderam às denúncias de utilização de mão-de-obra infantil indígena nas fazendas.

A AI também denuncia que algumas vezes pequenos aviões borrifaram pesticidas contra os indígenas que se negavam a abandonar suas "terras ancestrais" e cita o caso de 150 famílias guaranis no distrito de Itakyry.

O relatório denuncia o caso de Enrique Brítez Irala, dirigente camponês de 30 anos de idade, cujo corpo foi encontrado pendurado em uma árvore em Agroganadera La Fortuna (departamento de San Pedro).

"Grupos de camponeses ressaltaram que Enrique Brítez Irala, desaparecido três dias antes de encontrarem seu corpo, tinha sido torturado e negaram a veracidade dos comentários que sugeriam que ele tinha se suicidado", diz a AI, que reconhece, no entanto, que ao concluir 2009, a investigação continuava.

No lado positivo, a AI admite "alguns avanços significativos" no processo contra destacados responsáveis por abusos contra os direitos humanos perpetrados durante o Governo militar do general Alfredo Stroessner (1954-1989).

A organização ressalta as detenções em maio de Sabino Augusto Montanaro, ministro do Interior entre 1968 e 1989, e em junho do ex-diplomata Francisco Ortiz Téllez.

Também cita a solicitação de extradição à Argentina de Norberto Blanco, médico do hospital militar Campo de Mayo, por sua suposta participação na detenção ilegal de mais de 30 mulheres e a apropriação posterior de seus filhos entre 1977 e 1978.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host