UOL Notícias Notícias
 
26/05/2010 - 16h13 / Atualizada 26/05/2010 - 16h34

Guarda Costeira dos EUA autoriza plano da BP de tapar poço

Washington, 26 mai (EFE).- A Guarda Costeira dos Estados Unidos deu hoje sinal verde à empresa British Petroleum (BP) para que leve adiante a operação com a qual procura fechar o poço de petróleo no Golfo do México mediante a injeção de um fluido pesado.

A Guarda Costeira disse ter aprovado a operação após as consultas realizadas com cientistas do Governo.

A multinacional britânica analisa no momento os testes de pressão na jazida, realizados durante a noite. Não se sabe, por enquanto, quando será realizada a operação.

Nos últimos dias, a BP ressaltou que este tipo de operação nunca foi feita a profundidades de 1,5 mil metros e assinalou que as possibilidades de êxito oscilam entre 60% e 70%.

Segundo estimativas, o poço que a BP tentará fechar libera cerca de 800 mil litros diários de petróleo ao mar desde a explosão em 20 de abril da plataforma Deepwater Horizon operada pela empresa.

A BP reconheceu ontem diante de pesquisadores no Congresso dos EUA que continuar com os trabalhos no poço do Golfo do México, depois de um teste constatar problemas, pode ter sido um "erro fundamental" nas horas prévias à explosão.

Isto se inclui em um relatório divulgado no final da noite de ontem por dois congressistas americanos, no qual são descritos diferentes erros durante os momentos prévios à explosão.

A principal novidade do relatório é que a BP assegura que houve um claro sinal de "grande anomalia" no poço após os testes de pressão realizados antes do acidente, no qual morreram 11 trabalhadores.

Mesmo assim, a multinacional decidiu continuar com os trabalhos na jazida.

O documento detalha a reunião privada que ocorreu na terça-feira entre a BP e legisladores americanos, durante a qual a companhia ofereceu um relatório preliminar sobre o acidente de 20 de abril.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host