UOL Notícias Notícias
 
26/05/2010 - 19h11 / Atualizada 26/05/2010 - 19h24

Obama receberá Netanyahu na próxima semana

Washington, 26 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá na próxima terça-feira, na Casa Branca, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Segundo informaram hoje funcionários do Governo americano, a reunião ocorrerá depois que o chefe de Gabinete da Casa Branca, Rahm Emanuel, entregar pessoalmente um convite a Netanyahu, hoje, em Israel.

Com o encontro, a Casa Branca tenta se aproximar do primeiro-ministro israelense, com quem mantém uma relação distante, esfriada ainda mais depois que Israel anunciou em março, durante uma visita do vice-presidente americano, Joseph Biden, a construção de novos assentamentos em Jerusalém Oriental.

Em uma visita a Washington poucos dias depois, Netanyahu foi recebido friamente pelas autoridades americanas.

Desde então, as relações se distenderam ligeiramente, especialmente depois que israelenses e palestinos iniciaram conversas indiretas sob a mediação do enviado especial americano, George Mitchell.

Depois da nova visita de Netanyahu a Washington, a Casa Branca receberá também o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Essa reunião ainda não tem data definida, mas poderá ser em junho. Segundo o porta-voz da Casa Branca Tommy Vietor, "o presidente tem muita vontade de reunir-se com Abbas em um futuro próximo".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host