UOL Notícias Notícias
 
26/05/2010 - 14h45 / Atualizada 26/05/2010 - 15h49

Zapatero relançará Aliança de Civilizações em fórum no Rio

Madri, 26 mai (EFE).- O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, relançará a Aliança de Civilizações durante o terceiro encontro da iniciativa, que reunirá representantes de 100 países no Rio de Janeiro entre amanhã e sábado.

O objetivo da reunião é empreender novos projetos de tolerância frente à diversidade cultural e religiosa.

Além de reforçar a Aliança de Civilizações, Zapatero, que viajará amanhã para o Brasil, pretende apoiar os investimentos espanhóis no país, cujo crescimento esperado para este ano é de 5,5%.

Na sexta-feira, Zapatero e Lula inaugurarão o III Fórum da Aliança de Civilizações com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

O presidente do Governo espanhol lançou a iniciativa em 2004 na Assembleia Geral da ONU.

Zapatero será acompanhado por seu ministro de Exteriores, Miguel Ángel Moratinos; pelo secretário de Estado de Cooperação Territorial da Espanha, Gaspar Zarrías, e pelo prefeito de Sevilha, Alfredo Sánchez Moteseirín.

No fórum, o chefe do Governo espanhol apresentará a criação do Instituto da Universidade das Nações Unidas para a Aliança de Civilizações, um centro de pesquisa que começará a funcionar em Barcelona antes do fim do ano.

Zapatero apresentará, além disso, uma lista de profissionais espanhóis que podem participar do "mecanismo de resposta rápida à imprensa" e explicará um plano nacional para a aliança com o objetivo de fomentar o conhecimento de outras culturas e religiões a partir de quatro pilares: juventude, educação, mídia e migração.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host