UOL Notícias Notícias
 
27/05/2010 - 13h45 / Atualizada 27/05/2010 - 13h54

Ban diz que acordo nuclear com Irã é positivo

Rio de Janeiro, 27 mai (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, considerou hoje positivo os esforços diplomáticos de Brasil e Turquia que resultaram no acordo de troca nuclear assinado com o Irã, embora tenha ressaltado a falta de confiança da comunidade internacional sobre as intenções iranianas.

Em entrevista coletiva no Rio de Janeiro, Ban afirmou que "o Irã declarou que continuará enriquecendo urânio a 20%, o que causa grande preocupação na comunidade internacional".

Ban qualificou o programa nuclear iraniano de "uma das maiores fontes de preocupação da comunidade internacional", e disse que, para que a polêmica seja atenuada, o Irã deve respeitar as resoluções do Conselho de Segurança e deixar claro sua intenção de cooperar com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o que geraria mais confiança.

"Como secretário-geral da ONU, peço às autoridades iranianas que esclareçam que seu programa nuclear tem objetivos exclusivamente pacíficos e não militares", disse.

Ban está no Rio de Janeiro para participar do III Fórum da Aliança de Civilizações, que vai até sábado.

O secretário-geral da ONU fará ainda hoje uma visita à comunidade Babilônia/Chapéu Mangueira, na zona sul da cidade, e prestará homenagens aos militares brasileiros que faziam parte da Missão da ONU para a Estabilização no Haiti (Minustah, na sigla em inglês).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host