UOL Notícias Notícias
 
27/05/2010 - 15h48 / Atualizada 27/05/2010 - 15h50

Ban pede solução "responsável e justa" para tensão entre Coreias

Rio de Janeiro, 27 mai (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, pediu hoje, no Rio de Janeiro, uma solução "objetiva, responsável e justa" para a crise entre as duas Coreias, mas evitou citar possíveis medidas concretas para amenizar as tensões entre Seul e Pyongyang.

Em entrevista coletiva, Ban, que foi ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, disse esperar "que o Conselho de Segurança tome a decisão correta", mas que atualmente não está na posição de determinar as medidas que serão adotadas para melhorar as relações entre os dois países.

As tensões entre os dois países aumentaram depois da divulgação na semana passada de uma investigação que acusa a Coreia do Norte de ter disparado o torpedo que afundou um navio militar sul-coreano em março, matando 46 marinheiros. O regime de Kim Jong-il nega as acusações.

Ban disse que "a prerrogativa da ONU é adotar medidas para manter a paz e a segurança permanentes", e pediu ao Conselho de Segurança que tome as medidas necessárias "para tranquilizar a situação" entre as Coreias.

O secretário-geral da ONU está no Rio de Janeiro para participar do III Fórum da Aliança de Civilizações, que vai até sábado.

Ban fará ainda uma visita à comunidade Babilônia/Chapéu Mangueira, na zona sul da cidade, e prestará homenagens aos militares brasileiros que faziam parte da Missão da ONU para a Estabilização no Haiti (Minustah, na sigla em inglês).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host