UOL Notícias Notícias
 
27/05/2010 - 02h56 / Atualizada 27/05/2010 - 04h05

Departamento do Interior entrega relatório sobre vazamento a Obama

Washington, 27 mai (EFE).- O Departamento do Interior dos Estados Unidos entregará nesta quinta-feira ao presidente Barack Obama um relatório preliminar sobre as causas da explosão que destruiu a plataforma petrolífera da British Petroleum (BP) no dia 20 de abril, no Golfo do México, causando um enorme derramamento de petróleo.

Obama convocou uma entrevista coletiva para esta quinta, na qual provavelmente tratará o assunto.

Há um mês, o presidente pediu ao Departamento do Interior que elaborasse o relatório, e também criou uma comissão bipartidária para esclarecer a causa do vazamento e recomendar medidas para evitar um desastre similar no futuro.

Um texto elaborado por dois congressistas democratas e divulgado na terça-feira afirma que representantes da empresa reconheceram em conversas privadas que houve sinais de uma "grande anomalia" no poço horas antes da explosão, que causou a morte de 11 trabalhadores.

A companhia começou na quarta-feira a tentar frear o vazamento com a injeção de lodo e cimento, uma operação que nunca foi realizada em profundidades tão grandes quanto a do encanamento que está aberto.

A BP reconheceu que demorará alguns dias até haver a certeza sobre o funcionamento ou não da operação.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,29
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h30

    -0,17
    74.318,72
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host