UOL Notícias Notícias
 
27/05/2010 - 15h24 / Atualizada 27/05/2010 - 15h50

Garcia diz que Serra extermina política externa do Brasil

(corrige lide).

Rio de Janeiro, 27 mai (EFE).- O assessor da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse hoje que José Serra (PSDB), principal nome da oposição para o Planalto, é um "exterminador" da política externa do país, por supostos comentários ofensivos contra a Bolívia e o Mercosul.

"Serra está tentando ser o exterminador da política externa do Brasil. Já destruiu o Mercosul, quer destruir as relações com a Bolívia e já classificou (o presidente do Irã, Mahmoud) Ahmadinejad como um Hitler. Não é uma conduta prudente para alguém que deseja ser presidente", disse García, que é dirigente do PT, a jornalistas no Rio de Janeiro.

Em declarações dadas na véspera a uma emissora de rádio, Serra assinalou que a maior parte da cocaína que entra no Brasil vem da Bolívia e que o Governo boliviano tem de ser ao menos "cúmplice" do tráfico de drogas.

"De 80% a 90% da cocaína vem da Bolívia, onde dizem que há um Governo amigo", declarou Serra em alusão às boas relações entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega boliviano, Evo Morales.

Para Garcia, que também é um importante quadro da campanha da pré-candidata presidencial do PT, a ex-ministra Dilma Rousseff, "alguém que deseja à Presidência tem de ser prudente ao referir-se às relações com os países vizinhos com os quais temos sólidas relações ao invés de insultá-los".

Após fazer essas declarações, Serra, que está empatado tecnicamente com Dilma nas pesquisas sobre intenções de voto para as eleições de outubro, esclareceu que não temia que seus comentários causassem um incidente diplomático.

O líder da oposição já tinha questionado a conveniência do Mercosul e recomendado a revisão do bloco formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, mais Venezuela que está em processo de adesão.

"Serra está brigando com tanta gente que não vai restar outro caminho, se não fechar embaixadas caso vença as eleições", acrescentou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host