UOL Notícias Notícias
 
27/05/2010 - 17h21 / Atualizada 27/05/2010 - 17h27

Número de mortos em enfrentamentos passa para 73 na Jamaica

Kingston, 27 mai (EFE).- O número de mortos nos enfrentamentos entre as forças de segurança da Jamaica e os seguidores do suposto narcotraficante Christopher "Dudus" Cokes que tomaram a Jamaica entre o domingo e a terça-feira subiu para 73, além das dezenas de feridos e dos cerca de 500 presos, segundo a Polícia.

O chefe adjunto de Polícia da Jamaica, Glenmore Hinds, explicou hoje que os enfrentamentos deixaram 73 mortos, embora seja possível que seis deles não estejam relacionados com a onda de violência.

Até agora, o número oficial de mortos era de 49.

Hinds não precisou o número de feridos nem de detidos, embora outras fontes governamentais considerem que pode haver dúzias de pessoas com ferimentos de gravidade diversa, além de mais de 500 pessoas detidas.

Desde terça-feira à tarde os disparos e os enfrentamentos diminuíram e a cidade se mantém tensa, já que a violência pode retornar a qualquer momento.

As forças de segurança acompanharam os jornalistas pelas ruas de Tivoli Gardens hoje para mostrar o controle da área e a inexistência de enfrentamentos, ao mesmo tempo em que prometeram uma maior transparência.

Desde que o primeiro-ministro da Jamaica, Bruce Golding, autorizou a extradição de Coke para os EUA na semana passada, os partidários do narcotraficante que domina o bairro de Tivoli Gardens, reduto político do próprio Golding, se revoltaram.

Entre domingo e terça Tivoli Gardens se transformou em um sangrento campo de batalha no qual um amplo desdobramento de forças de segurança buscou Coke, sem resultado.

O Governo americano pediu à Jamaica a extradição de Coke em agosto de 2009, mas Golding atrasou sua aprovação até semana passada.

Ele é acusado de tráfico de armas e de drogas nos EUA e de ser o suposto líder da quadrilha de traficantes conhecida como "Shower Posse".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host