UOL Notícias Notícias
 
27/05/2010 - 22h24 / Atualizada 27/05/2010 - 22h27

Obama se reunirá com Mahmoud Abbas em 9 de junho

Washington, 27 mai (EFE).- O presidente americano, Barack Obama, receberá no dia 9 de junho o líder da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, informou hoje a Casa Branca.

Os dois líderes falarão sobre "o progresso do diálogo de aproximação entre israelenses e palestinos, e como Estados Unidos pode trabalhar com as partes na transição para as negociações diretas", indicou em comunicado.

Eles também devem discutir sobre "os contínuos esforços na maneira de cooperar para desenvolver as instituições que podem ajudar as aspirações dos palestinos e ajudar ao estabelecimento de um Estado palestino", acrescentou.

A visita de Abbas aos Estados Unidos ocorrerá poucos dias depois de o presidente Obama se reunir na Casa Branca com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na próxima terça-feira.

Israelenses e palestinos iniciaram o diálogo indireto no início de maio sob a mediação do enviado especial americano ao Oriente Médio, George Mitchell.

O novo diálogo indireto encerrou 16 meses de brusca interrupção no processo de paz, resultado da ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009, e a recusa da ANP de retomar o diálogo enquanto Israel seguir com a política de construção de assentamentos no território ocupado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h50

    0,01
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h58

    0,97
    63.268,07
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host