UOL Notícias Notícias
 
27/05/2010 - 20h23 / Atualizada 27/05/2010 - 20h36

Presidente argentina viaja ao RJ para fórum

Buenos Aires, 27 mai (EFE).- A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, partiu hoje ao Rio de Janeiro, onde participará do 3º Fórum da Aliança de Civilizações.

A governante deixou Buenos Aires nesta noite e voltará na sexta-feira à noite para a capital argentina, informaram fontes oficiais.

A comitiva que acompanha a presidente conta, entre outros funcionários, com o chanceler argentino, Jorge Taiana, e com os ministros nacionais de Economia, Amado Boudou, e de Indústria e Turismo, Débora Giorgi.

A viagem de Cristina ocorre em meio a tensões comerciais entre Brasil e Argentina, embora hoje os Governos de ambos os países tenham diminuído o tom da controvérsia.

Durante sua estadia no Brasil, a chefe de Estado participará do Fórum da Aliança de Civilizações, em que os presidentes deverão abordar assuntos políticos como a paz no Oriente Médio e o programa nuclear iraniano, de forma paralela às reuniões oficiais.

Graças a essa viagem, Cristina voltará a se encontrar em uma mesma semana com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou nesta terça-feira em Buenos Aires das comemorações do Bicentenário da Revolução de Maio, que culminaria na independência da Argentina, em 1816.

No entanto, Buenos Aires não confirmou se haverá uma reunião bilateral entre Cristina e Lula paralela ao fórum.

O objetivo da Aliança de Civilizações é melhorar o conhecimento e a cooperação entre as nações e os povos, através das diferentes culturas do mundo, para combater as forças que promovem a polarização e o extremismo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host