UOL Notícias Notícias
 
27/05/2010 - 06h13 / Atualizada 27/05/2010 - 06h16

Talibãs tomam controle de administração de distrito afegão

Cabul, 27 mai (EFE).- Rebeldes talibãs tomaram a sede do distrito de Mosa Khail, na província afegã de Khost (leste), após um intenso combate com as forças de segurança, segundo confirmaram uma fonte oficial e um porta-voz insurgente.

O chefe do distrito, Alaf Khan, afirmou à agência afegã "AIP" que os talibãs tomaram o centro administrativo na quarta-feira, mas não soube informar se os insurgentes ainda estão na região, próxima à fronteira com o Paquistão.

"É certo. Os talibãs se apoderaram do centro administrativo após um duro enfrentamento e o incendiaram tudo", disse Khan.

O chefe do distrito acrescentou que vários líderes tribais da zona foram levados ao local para convencer os talibãs a deixarem o centro administrativo.

Por sua parte, o porta-voz talibã Zabiullah Mujahid, explicou à "AIP" que as milícias atacaram o distrito na noite de quarta, e após um intenso combate tomaram o controle do centro administrativo. "O distrito segue sob controle talibã", garantiu Mujahid.

De acordo com sua versão, dois veículos da Polícia e duas escavadeiras que estavam nas proximidades do centro administrativo foram destruídos durante o combate.

Segundo o testemunho de um médico do hospital de Khost, recolhido pela "AIP", só uma pessoa foi internada com ferimentos em decorrência do combate, embora fontes da região tenham assinalado que três policiais ficaram feridos no mesmo.

O Ministério afegão do Interior disse não ter notícias sobre este fato, mas confirmou a morte de quatro insurgentes paquistaneses no distrito de Nadir Shah Kot, na mesma província.

Khost é uma das áreas com maior atividade da insurgência talibã, presente principalmente nas zonas do país onde predomina a etnia pashtun (sul e leste).

Os talibãs recorreram com frequência nos últimos meses a ataques em áreas urbanas, preferencialmente contra edifícios governamentais ou delegacias de Polícia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host