UOL Notícias Notícias
 
28/05/2010 - 13h25 / Atualizada 28/05/2010 - 13h27

Ataque contra 2 mesquitas no Paquistão mata ao menos 48 pessoas

Islamabad, 28 mai (EFE).- Pelo menos 48 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas hoje em um ataque simultâneo contra duas mesquitas da cidade de Lahore, no leste do Paquistão, segundo uma fonte da Polícia citada por redes locais de televisão.

Uma das fontes assegurou que o ataque aos dois templos terminou e que as forças de segurança iniciaram uma operação de rastreamento de explosivos.

Os ataques começaram após a oração da sexta-feira, em torno das 13h30 local (5h30, Brasília), quando grupos de insurgentes assaltaram os edifícios com granadas de mão e explosivos. Eles pertencem à seita "ahmedi", discriminada há décadas no Paquistão.

Consultada por telefone pela Agência Efe, uma fonte da Polícia de Lahore cifrou em dez os mortos na mesquita no bairro de Model Town, e acrescentou que as forças de segurança recuperaram o controle após abater dois dos milicianos e capturar um terceiro ferido.

No entanto, vários canais paquistaneses elevaram para 17 o número de mortos neste ataque.

O segundo foi o mais grave e aconteceu na mesquita de uma área conhecida como Garhi Shahu, onde vários terroristas se entrincheiraram e chegaram a fazer reféns após provocar uma série de pelo menos cinco explosões, supostamente de granadas.

Segundo a "Geo TV", dois dos insurgentes se suicidaram ativando as bombas que levavam. Uma fonte policial disse à agência Efe que o número de mortos neste ataque ficou em 38, além dos 54 feridos.

Já fontes policiais e dos serviços de resgate citadas pelo canal elevaram para 57 o número total de mortos nas duas ofensivas.

A facção regional do movimento Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP), que aglutina diversos grupos talibãs paquistaneses, assumiu a autoria do atentado, informaram vários meios de comunicação do país.

O exército paquistanês se encontra atualmente encurralado em várias ofensivas contra os insurgentes no conflituoso noroeste do país e nas áreas tribais fronteiriças com o Afeganistão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host