UOL Notícias Notícias
 
28/05/2010 - 14h35 / Atualizada 28/05/2010 - 14h40

Autoridades não descartam outra erupção de vulcão na Guatemala

Guatemala, 28 mai (EFE).- As autoridades de Defesa Civil da Guatemala não descartaram hoje uma nova erupção do vulcão Pacaya, que, na noite de quinta-feira, registrou uma forte atividade que matou pelo menos uma pessoa, deixou três desaparecidas e milhares de desabrigadas, informou uma fonte oficial.

O Instituto Nacional de Vulcanologia (Insivumeh) adverte em seu último boletim que o Pacaya, situado a 50 quilômetros ao sul da capital, baixou sua categoria de erupção, mas mantém explosões e sua coluna de cinza chega a mil metros de altura.

No entanto, a instituição não descarta a possibilidade de que o vulcão registre outra violenta erupção e, por isso, recomendou a população a adotar medidas de prevenção.

A Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred) mantém o alerta vermelho institucional para atender às mais de 2 mil pessoas que foram retiradas de suas casas ontem à noite e alocadas em 10 albergues temporários.

Já a Aeronáutica Civil anunciou que o aeroporto internacional La Aurora, na capital guatemalteca, permanecerá fechado hoje e amanhã, até que as brigadas limpem as pistas da grande quantidade de cinza e areia vulcânica.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host