UOL Notícias Notícias
 
28/05/2010 - 10h06 / Atualizada 28/05/2010 - 10h29

Começa o III Fórum da Aliança de Civilizações

Rio de Janeiro, 28 mai (EFE).- O III Fórum da Aliança de Civilizações começou hoje no Rio de Janeiro, em uma cerimônia com a presença do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Também está prevista a participação no ato inaugural do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, do alto representante da ONU para a Aliança de Civilizações e ex-presidente de Portugal, Jorge Sampaio, e do ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos.

A abertura da iniciativa da ONU conta ainda com nove chefes de Estado e de Governo.

A grande ausência no fórum é a do presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, que propôs a criação da Aliança de Civilizações na Assembleia Geral da ONU em 2004, mas que ontem cancelou sua viagem ao Brasil na última hora para concentrar-se nas medidas para enfrentar a crise econômica em seu país.

O fórum teve ontem suas reuniões preliminares e se estenderá até sábado, com debates e conferências, com o objetivo de estreitar laços entre as diferentes culturas do planeta para evitar o extremismo e polarizações.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host