UOL Notícias Notícias
 
28/05/2010 - 02h10 / Atualizada 28/05/2010 - 03h09

Jornalista desaparece após ser atingido por rocha de vulcão na Guatemala

Guatemala, 27 mai (EFE).- Um jornalista de um canal local de televisão da Guatemala, Aníbal Archila, foi declarado como desaparecido esta noite depois que uma rocha expelida pelo vulcão Pacaya o feriu quando ele cobria a erupção.

"Não temos comunicação com Aníbal há mais de três horas. Só sabemos que ele foi atingido por uma rocha enquanto cobria a erupção do vulcão", disse à imprensa local Víctor Bolaños, diretor do canal de notícias "Noti7".

Archila, de 32 anos, foi surpreendido pela erupção junto ao câmera Byron Secaida e outros repórteres da imprensa local, perto do Pacaya.

"Uma rocha caiu em suas costas. Eu saí correndo para buscar ajuda, mas não o encontramos", disse Secaida.

Os corpos de socorro iniciaram as buscas pelo jornalista, mas uma persistente chuva, a escuridão e as cinzas vulcânicas atrapalham os trabalhos de resgate.

Até o momento as autoridades não divulgaram informações oficiais sobre vítimas e danos provocados pela erupção, que aconteceu por volta das 19h locais (22h em Brasília).

Após a forte erupção, o vulcão começou a lançar rochas, areia e cinzas que foram lançadas a um raio de mais de cem quilômetros.

Poucas horas depois da erupção, o Governo declarou estado de calamidade pública na zona central do país para facilitar o trabalho das autoridades e corpos de socorro nos trabalhos de resgate e evacuação dos habitantes que estão em perigo.

Além disso, foi fechado o aeroporto internacional La Aurora, na capital, e as aulas foram suspensas nos centros educativos públicos e privados.

O Pacaya, situado a 50 quilômetros ao sul da capital, Cidade da Guatemala, no município de Palín, e que tem sua cratera a uma altura de 2.522 metros acima do nível do mar, registrou um total de 14 erupções desde 1961.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h10

    0,12
    3,269
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h17

    -0,48
    63.777,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host