UOL Notícias Notícias
 
28/05/2010 - 08h56 / Atualizada 28/05/2010 - 09h26

UE expressa satisfação por aprovação de plano de ajustes na Espanha

Bruxelas, 28 mai (EFE).- Um porta-voz da Comissão Europeia expressou hoje a "satisfação" do Executivo comunitário pela aprovação na quinta-feira no Congresso do plano de ajustes do Governo espanhol.

"Nossa impressão é de que as medidas vão em boa direção, os esforços suplementares de consolidação orçamentária eram necessários, mas a análise detalhada segue em curso", declarou Amadeu Altafaj, porta-voz europeu de assuntos econômicos e monetários.

Altafaj lembrou que, primeiro, a Comissão Europeia tem que finalizar sua avaliação das medidas e que depois "haverá uma discussão mais detalhada que a do último Eurogrupo e (Conselho) Ecofin", que acontecerá entre 7 e 8 de junho, quando os ministros de Finanças europeus se reunirão em Luxemburgo.

Perguntado se a comissão tinha se sentido "aliviada" pela aprovação do decreto-lei, que venceu a votação parlamentar com vantagem de apenas um voto, o porta-voz reconheceu que "há satisfação pela aprovação".

Ele acrescentou que a comissão tem agora que finalizar sua avaliação e realizar "uma discussão política" entre os 16 países da zona do euro e o conselho Ecofin, formado pelo 27 ministros de Finanças do bloco europeu.

"Levaremos o tempo necessário para fazer a análise detalhada das medidas que são importantes, cujo impacto orçamentário deve ser avaliado de maneira precisa", disse.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h39

    -0,42
    3,165
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host