UOL Notícias Notícias
 
28/05/2010 - 03h38 / Atualizada 28/05/2010 - 03h55

Vulcão: Guatemala confirma desaparecimento de 3 crianças e jornalista

Guatemala, 27 mai (EFE).- O Governo da Guatemala confirmou que a erupção do vulcão Pacaya causou o desaparecimento de pelo menos três crianças com idades entre 7 e 10 anos de idade, moradores de uma comunidade próxima à cratera, e um jornalista.

Alejandro Maldonado, diretor da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred), disse em entrevista coletiva que "por enquanto" não há informações sobre mortes. Além disso, confirmou que 1.750 habitantes das localidades vizinhas ao vulcão foram retirados do local.

"Não temos ainda avaliação sobre danos de imóveis nem colheitas. A prioridade é a segurança das pessoas, o salvamento de vidas. Amanhã (sexta-feira) faremos as avaliações dos danos", disse Maldonado.

O presidente Álvaro Colom, que na noite desta quinta decretou estado de calamidade pública na zona central do país para facilitar os trabalhos de resgate, pediu calma à população, e assegurou que todos os recursos do Estado serão utilizados para cobrir a emergência.

"O mais importante é o ser humano, que todas as pessoas estejam a salvo. Estamos atendendo os casos de emergência, retirando as pessoas dos locais onde há mais perigo e buscando os desaparecidos", disse o presidente.

Mais de mil de socorristas, soldados e policiais foram destacados às localidades próximas ao Pacaya para apoiar o trabalho das equipes de busca.

Segundo a Conred, mais de 600 pessoas foram transferidas aos albergues temporários que foram instalados nas localidades próximas ao vulcão.

A erupção do Pacaya, que aconteceu por volta das 19h locais nesta quinta-feira (22h em Brasília), causou o lançamento de dezenas de rochas, areia e cinzas que atingiram um raio de praticamente cem quilômetros.

A emergência obrigou o fechamento do aeroporto internacional La Aurora, que permanecerá inativo pelo menos durante as próximas 20 horas, enquanto funcionários trabalham para recuperar as condições da pista, que foi coberta pela chuva de cinzas vulcânicas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host