UOL Notícias Notícias
 
29/05/2010 - 10h23 / Atualizada 29/05/2010 - 10h35

Eleição tcheca tem principais forças empatadas, diz boca de urna

Praga, 29 mai (EFE).- O Partido Social-Democrata (CSSD), do ex-primeiro-ministro Jiri Paroubek, e o conservador Partido Cívico Democrático (ODS), de Petr Necas, estão empatados nas eleições legislativas na República Tcheca, segundo as primeiras pesquisas de boca de urna.

Os dois partidos, tradicionais, obteriam 20% dos votos cada, como apontam as pesquisas da agência local "SC&C", reproduzidas pelo canal estatal "CT24" após o fim da votação.

Já o conservador liberal TOP 09, liderado pelo ex-chanceler Karel Schwarzenberg, tem 17% das intenções de votos. Assim, surge como a terceira força parlamentar, desbancando o Partido Comunista da Boêmia e Morávia (KSCM), que tem em Vojtech Filip seu líder.

Com 11% dos votos, o KSCM empataria com uma nova legenda liderada pelo jornalista investigativo Radek John, que defende o anticomunismo e uma administração pública mais transparente.

Se a apuração confirmar os resultados das pesquisas, parece provável a formação de uma coalizão de centro-direita, com representantes do ODS e do TOP 09.

Analistas políticos apontam que o provável resultado representa a decadência da social-democracia e, em geral, dos partidos majoritários tradicionais (social-democratas, conservadores e comunistas), que juntos só teriam 51% dos votos.

A participação do eleitorado foi de 62%, quase três pontos abaixo da de quatro anos atrás. As eleições na República Tcheca ocorreram, como é tradicional, em dois dias.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host