UOL Notícias Notícias
 
29/05/2010 - 16h40 / Atualizada 29/05/2010 - 17h17

"Não estamos condenados ao choque de culturas", diz Moratinos no fórum no Rio

Rio de Janeiro, 29 mai (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, considerou hoje que o sucesso do III Fórum da Aliança de Civilizações demonstra que "não estamos condenados ao choque de culturas".

"O mundo não mudará e não acreditamos que possa mudar se estivermos voltados para o pessimismo permanente", disse Moratinos, em seu discurso de clausura do encontro, realizado no Rio de Janeiro.

O ministro afirmou que o mundo pode ser mudado para melhor se as pessoas acreditarem nisso e com iniciativas que levem ao "respeito ao outro" e promovam propostas específicas com "capacidade de mudar mentalidades", como é o caso da Aliança de Civilizações.

"Essa é a força e a mensagem política transmitida (...) no Rio de Janeiro", disse Moratinos, que acrescentou que o fórum reuniu cerca de 7 mil pessoas, o que, segundo ele, serviu para transmitir "com mais força" o sinal de que "o futuro pertence" a toda a sociedade.

Moratinos afirmou que os participantes do fórum serão os "verdadeiros pontos focais" que contribuirão para o desenvolvimento da Aliança das Civilizações, ao estender em seus países as ideias debatidas no Rio.

"O Governo da Espanha seguirá impulsionando a aliança, mas, definitivamente, seu sucesso dependerá no futuro de que todos voltem a seus pontos de origem e exijam e clamem por este processo", disse.

O chefe da diplomacia espanhola fez uma retrospectiva da evolução da iniciativa, que surgiu durante o discurso do presidente do Governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2004.

Moratinos lembrou que o discurso foi feito em um contexto de "tempos difíceis", depois dos atentados em Madri, e que existiam "estereótipos muito negativos sobre a conduta do chamado 'outro'".

Ele concluiu seu discurso dando as boas-vindas ao quarto fórum, que será realizado no Catar no ano que vem, e lançou um desafio aos organizadores de superarem o do Rio e reunirem 10 mil participantes para "demonstrar" que a Aliança de Civilizações continua "avançando".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h49

    -0,28
    3,267
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host