UOL Notícias Notícias
 
29/05/2010 - 13h20 / Atualizada 29/05/2010 - 13h25

Rebelião em presídio na Paraíba deixa 2 presos mortos e 2 feridos

Rio de Janeiro, 29 mai (EFE).- Dois presos morreram e outros dois ficaram gravemente feridos durante uma rebelião no Presídio Padrão de Santa Rita, na Paraíba, informaram hoje fontes oficiais.

A rebelião começou na noite de sexta-feira e foi controlada por volta das 10h, após quase 12 horas de duração, em resposta à decisão das autoridades de ordenarem uma inspeção em todas as celas, depois de descobrirem um plano de fuga, além da transferência de cinco presos para outra unidade.

Os 160 detentos do presídio incendiaram colchões e destruíram celas.

Segundo a diretora do presídio, Edna Veloso, os presos chegaram a controlar o pavilhão com 40 celas e destruíram parte das mesmas, mas não conseguiram chegar ao pátio nem às áreas administrativas da prisão.

Edna acrescentou que a rebelião começou quando representantes da direção do presídio e dois parentes de presos tentavam negociar as reivindicações do grupo, que se negava a permitir a inspeção nas celas.

Os bombeiros de Santa Rita tiveram que ser convocados para apagar o incêndio.

"Nossa intenção não era invadir o presídio, mas como o incêndio já tinha deixado dois mortos, tivemos que intervir", disse o comandante do Comando de Policiamento da Região Matropolitana de João Pessoa, coronel Wolgrand Lordão.

Os feridos, identificados como Onaldo Félix da Silva, de 41 anos, e Francisco de Assis de Albuquerque Lima, de 26 anos, foram transferidos para um hospital público, em estado estável.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host