UOL Notícias Notícias
 
29/05/2010 - 04h07 / Atualizada 29/05/2010 - 04h13

Wen Jiabao diz que se opõe a qualquer ato que ameace a paz nas Coreias

Seul, 29 mai (EFE).- O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, disse neste sábado que se opõe a todo ato que ameace a paz e a estabilidade na península coreana e ofereceu suas condolências ao povo da Coreia do Sul pelo afundamento da embarcação "Cheonan", incidente que causou 46 mortes.

Segundo informou a agência sul-coreana "Yonhap", Wen disse ao primeiro-ministro sul-coreano, Chung Un-chan, que a "China manteve sua postura visando a paz e a estabilidade na península coreana" e se opõe a todo ato que a ponha em perigo.

Wen, que se reuniu na sexta-feira com o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, enfrenta a pressão da Coreia do Sul e do Japão na cúpula entre os três países, que começa neste sábado na ilha sul-coreana de Jeju, para que adote uma postura crítica em relação à Coreia do Norte.

A tensão na península coreana aumentou desde o afundamento do navio, no último dia 26 de março em águas próximas à fronteira com Coreia do Norte no Mar Amarelo (Mar Ocidental).

Uma investigação internacional convocada pela Coreia do Sul garantiu que o afundamento aconteceu devido a um torpedo lançado por um submarino norte-coreano.

A Coreia do Norte negou sua participação no incidente em várias ocasiões, enquanto a Coreia do Sul disse que levará o assunto ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, onde a China tem poder de veto.

O primeiro-ministro chinês assegurou que seu país não protegerá os responsáveis pelo afundamento, mas afirmou que Pequim ainda não concluiu que a Coreia do Norte esteve por trás do fato.

Wen manteve um longo encontro com Lee Myung-bak, a quem assegurou que a China decidirá "de forma objetiva e com justiça" sua postura sobre o fato.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,30
    3,231
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h20

    -1,28
    75.413,13
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host