UOL Notícias Notícias
 
31/05/2010 - 18h07 / Atualizada 31/05/2010 - 18h15

Centenas de pessoas protestam na Espanha contra ataque israelense

Madri, 31 mai (EFE).- Centenas de pessoas se reuniram hoje em frente ao Ministério de Assuntos Exteriores espanhol, em Madri, para protestar contra o ataque do Exército israelense a uma frota de navios que levaria ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

O protesto contou com a participação do coordenador geral da coalizão Esquerda Unida, Cayo Lara, que pediu ao Governo espanhol, como presidente de turno da União Europeia (UE), que "congele" os acordos de associação e, especialmente, os relacionados a armamento com Israel.

Manuel Espinar, presidente da Associação Cultura, Paz e Solidariedade e pai do espanhol Manuel Tapial, que viajava no navio atacado, afirmou que "está sendo preparada uma guerra estratégica na região" e que "quem manda em Israel é o Exército".

Ele destacou que o navio em que seu filho viajava estava em águas internacionais e afirmou que "é mentira" as alegações de que as embarcações transportavam armas.

Os cerca de 600 manifestantes, segundo fontes policiais, levavam cartazes pedindo a libertação dos detidos em Israel e pediam solidariedade com o povo palestino.

Já em Valência, cidadãos e familiares dos espanhóis afetados pelo ataque se reuniram na praça da Prefeitura para expressar sua rejeição à ação militar.

A concentração foi convocada pela Rede de Solidariedade com a Palestina.

Cristina Soler, mãe de um jovem valenciano que estava em uma das embarcações, o jornalista David Segarra, foi ao protesto e disse que a frota atacada transportava "cadeiras de rodas, remédios, material de construção", e que "a arma" que seu filho levava era "uma câmera de vídeo".

Ela também criticou o fato de Israel ter burlado "as leis internacionais com uma impunidade desconhecida".

Centenas de pessoas se manifestaram também em Sevilha, no sul da Espanha, em apoio ao povo palestino.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h19

    -0,15
    3,131
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h26

    0,42
    76.292,47
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host