UOL Notícias Notícias
 
31/05/2010 - 23h32 / Atualizada 31/05/2010 - 23h47

Chávez condena ataque israelense a frota humanitária

Caracas, 31 mai (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi mais um líder nacional a condenar o ataque israelense a uma frota com ajuda humanitária junto à costa de Gaza.

"Que terrível massacre que Israel cometeu de novo! Onde está a ONU? Onde está o Tribunal Penal Internacional? Onde está o mundo?", se perguntou o líder, em um texto que publicado em sua página no microblog Twitter, onde é identificado por "@chavezcandanga".

As palavras de Chávez se somam à condenação "enérgica" expressada por seu Governo, em comunicado divulgado na manhã desta segunda, "ao brutal massacre cometido pelo Estado de Israel" contra os integrantes da frota, que levaria ajuda humanitária a Gaza.

A mensagem presidencial publicada no Twitter foi lida pelo ministro do Interior, Tarek El Aissami, na abertura de uma reunião de trabalho convocada pela Chancelaria venezuelana para tratar o ataque, que teve participação do embaixador palestino em Caracas, Farid Swwan.

Em breve discurso durante a instalação da reunião noturna, realizada na sede da Chancelaria, Swwan exigiu à comunidade internacional que atue para "deter o terrorismo de Estado que Israel pratica contra o povo palestino há 63 anos".

Os fatos desta segunda-feira "não precisam de mais investigações ou penas", mas "de uma ação contra um Estado que pratica o terrorismo (...) contra os palestinos", afirmou Swwan.

O embaixador agradeceu ao Governo de Chávez pelo "compromisso" que mantém ao "pressionar a comunidade internacional, as grandes potências, o conselho de segurança para que atuem" na contenção de Israel.

A reunião de trabalho foi convocada pelo chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, para escutar propostas e "canalizar" ações que permitam "levar os responsáveis aos tribunais internacionais".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host