UOL Notícias Notícias
 
31/05/2010 - 10h21 / Atualizada 31/05/2010 - 10h26

Egito e Jordânia convocam representantes israelenses

Cairo, 31 mai (EFE).- Egito e Jordânia convocaram hoje os representantes de Israel em suas respectivas capitais para comunicar-lhes o protesto contra o ataque israelense à frota humanitária que se dirigia à Faixa de Gaza, informaram fontes oficiais.

Egito e Jordânia são os únicos dois países árabes que mantêm relações diplomáticas com Israel.

No Cairo, foi convocado o embaixador israelense, Itzhak Levanon, informou a televisão estatal. Já em Amã, foi convocado o encarregado de negócios, informou o ministro de Informação jordaniano, Nabil Sharif.

O presidente egípcio, Hosni Mubarak, em comunicado oficial, condenou "o uso exagerado e sem motivo da força por parte de Israel e as vítimas inocentes que causou".

A mensagem presidencial expressa a solidariedade do Egito "com o povo de Gaza" e indica que "a reconciliação palestina é o único caminho para suspender o bloqueio e encerrar o sofrimento dos cidadãos de Gaza".

Em Amã, Sharif disse que o ataque israelense "violou todos os princípios humanitários e as leis internacionais, porque nada justifica o uso da força contra essa expedição humanitária".

Além disso, assegurou que seu país responsabiliza Israel pela segurança dos 24 ativistas jordanianos que se encontravam a bordo da frota.

Sharif confirmou que a Jordânia participará da reunião urgente convocada pela Liga Árabe para amanhã a fim de tratar o tema, e pediu à comunidade internacional para que pressione Israel a suspender o bloqueio imposto à Faixa de Gaza.

Segundo a emissora israelense "Canal 10", pelo menos 14 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no ataque de uma unidade de elite do Exército israelense à "Frota da Liberdade", um grupo de seis navios que transportava mais de 750 pessoas com ajuda humanitária a Gaza.

O Exército israelense reconhece em comunicado a morte de dez ativistas durante a tomada de controle das embarcações, que aconteceu nesta madrugada a cerca de 20 milhas da faixa palestina.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host