UOL Notícias Notícias
 
31/05/2010 - 11h04 / Atualizada 31/05/2010 - 11h10

França condena ataque a comboio humanitário e convoca embaixador israelense

Paris, 31 mai (EFE).- O presidente francês Nicolas Sarkozy condenou hoje o "uso desproporcional da força" no ataque israelense ao comboio de navios que transportava ajuda humanitária para a Faixa de Gaza e pediu que se esclareçam todas as circunstâncias do ataque.

Esta tragédia evidencia "a urgência do relançamento do processo de paz" no Oriente Médio, afirma o chefe do Estado francês em uma declaração divulgada pelo Palácio do Eliseu.

Sarkozy expressa sua comoção e condolências às famílias das vítimas das "trágicas consequências" da operação militar israelense contra a frota de seis navios que levavam ajuda humanitária a Gaza.

O Ministério de Assuntos Exteriores da França chamou hoje para consultas o embaixador de Israel em Paris, Daniel Shek, para pedir-lhe explicações sobre o ataque.

O diplomata foi convocado para uma reunião nesta mesma tarde, na sede do Ministério, declarou à imprensa um porta-voz da Chancelaria francesa.

Na ausência do chefe da diplomacia, Bernard Kouchner, que foi à cidade de Nice para participar da Cúpula África-França, foi o diretor de gabinete do ministro que comunicou "oficialmente" ao embaixador israelense sobre a reação do Governo francês ao ataque e "lhe pediu explicações".

O porta-voz acrescentou que, segundo as últimas informações que dispõe, "não há vítimas francesas" no ataque.

Segundo a emissora israelense "Canal 10", pelo menos 14 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no ataque de uma unidade de elite do Exército israelense à "Frota da Liberdade", um grupo de seis navios que transportava mais de 750 pessoas com ajuda humanitária a Gaza.

O Exército israelense reconhece em comunicado a morte de dez ativistas durante a tomada de controle das embarcações, que aconteceu nesta madrugada a cerca de 20 milhas da faixa palestina.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h59

    0,03
    3,158
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h02

    0,13
    74.536,85
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host