UOL Notícias Notícias
 
31/05/2010 - 23h45 / Atualizada 31/05/2010 - 23h47

Japão diz que ataque israelense a navios é "muito lamentável"

Tóquio, 1 jun (EFE).- O Japão considera "muito lamentável" o ataque de Israel a uma frota que transportava ajuda humanitária à Faixa de Gaza e pediu uma "investigação minuciosa" para esclarecer o fato, segundo fontes do Ministério de Exteriores.

"O Japão reprova a ação violenta" de Israel, segundo um comunicado do ministério, que expressa "sinceros pêsames" aos familiares das vítimas.

Um porta-voz do Ministério confirmou à agência Efe que nenhum japonês viajava na frota atacada pelas forças israelenses, em uma operação que causou pelo menos dez mortes e deixou no mínimo 30 feridos.

O Ministério japonês de Exteriores disse, além disso, que é necessário fazer "uma investigação minuciosa para que a situação seja aclarada", enquanto pediu "controle" às partes envolvidas para evitar uma violenta reação em cadeia.

O assalto israelense suscitou uma onda de condenações internacionais, incluindo as da ONU, da União Europeia e da Liga Árabe.

Após o ataque, o Conselho de Segurança da ONU se reuniu em caráter de urgência, após convocação feita por Turquia, Líbano e pela Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host