UOL Notícias Notícias
 
31/05/2010 - 17h56 / Atualizada 31/05/2010 - 17h56

Milhares de pessoas protestam na França contra ataque israelense

Paris, 31 mai (EFE).- Milhares de pessoas protestaram hoje em diferentes cidades francesas contra o ataque do Exército israelense a uma frota de navios que levaria ajuda humanitária à Faixa de Gaza, no qual pelo menos nove pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

Em Paris, onde cerca de 1.200 manifestantes protestaram em frente à embaixada de Israel, na avenida Champs-Elysées, com bandeiras palestinas e gritando por um Estado palestino e contra o sionismo, foram registrados alguns incidentes e os jovens foram dispersados pela Polícia com gás lacrimogêneo.

As manifestações foram convocadas por vários grupos pró-palestinos e contaram com a participação de representantes do Partido Comunista e do Partido Verde, entre outros movimentos políticos.

Mais de mil pessoas também saíram em protesto em outras cidades francesas como Estrasburgo (leste), Lille (noroeste), Marselha (sudeste), Lyon (leste) e Toulouse (sul).

Pelo menos nove pessoas morreram nesta madrugada e "dezenas" ficaram feridas, segundo fontes oficiais, no ataque à frota de navios que levava cidadãos de diferentes nacionalidades.

Entre as vítimas estavam deputados europeus e a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz Mairead Corrigan Maguire, que levariam uma carga de 10 mil toneladas de ajuda humanitária à população da Faixa de Gaza, disseram os organizadores da operação, dirigida pela ONG turca IHH.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h59

    -0,23
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h04

    -0,20
    75.823,56
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host