UOL Notícias Notícias
 
31/05/2010 - 14h18 / Atualizada 31/05/2010 - 14h20

Obama ressalta a Netanyahu importância de investigar ataque israelense

Washington, 31 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou hoje pelo telefone com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a quem transmitiu a importância de se conhecer todos os fatos e circunstâncias do ataque israelense a uma frota da navios que levaria ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

O líder americano, que está em Chicago, conversou com Netanyahu durante 15 minutos sobre o ataque, no qual morreram pelo menos dez pessoas, informou hoje a Casa Branca.

Na conversa com o líder israelense, que está no Canadá, onde se reuniu com o primeiro-ministro Stephen Harper, Obama disse compreender a decisão de Netanyahu de retornar imediatamente a Israel.

O líder americano se reuniria na terça-feira com Netanyahu na Casa Branca, mas o líder israelense decidiu hoje cancelar sua visita a Washington.

De acordo com o Escritório de Imprensa da Casa Branca, Obama e Netanyahu realizarão a reunião "na primeira oportunidade" que tiverem.

O presidente americano disse que "lamenta profundamente" a perda de vidas no "incidente" de hoje, e expressou sua "preocupação" com os feridos, muitos dos quais estão sendo atendidos em hospitais israelenses.

De acordo com a rede "NBC", entre os ativistas que estavam nos navios, 11 eram americanos, entre eles um ex-embaixador e antigo funcionário do Departamento de Estado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host