UOL Notícias Notícias
 
31/05/2010 - 06h07 / Atualizada 31/05/2010 - 06h10

Shinawatra contrato advogado especialista em crimes de guerra

Bangcoc, 31 mai (EFE).- O ex-primeiro-ministro tailandês deposto Thaksin Shinawatra anunciou hoje que contratou um advogado holandês especialista em crimes de guerra para investigar a operação militar que desalojou os "camisas vermelhas" de Bangcoc.

Geert-Jan Alexander Knoops terá a missão de levar perante a justiça o Governo da Tailândia por supostos abusos dos direitos humanos durante aquela ofensiva, diz um comunicado divulgado pelos advogados de Shinawatra.

Knoops é especialista em direito internacional que se encarregou de casos similares na antiga Iugoslávia, Ruanda e Serra Leoa.

Shinawatra acusa o Executivo de Abhisit Vejjajiva de ter se excedido no uso da força contra os manifestantes, que no dia 19 de maio foram obrigados a abandonar a área que tinham ocupado durante dois meses para exigir eleições antecipadas.

O magnata, condenado em 2008 a dois anos de prisão por abuso de poder e com outros processos pendentes, insiste em que ele não teve nada a ver com os fatos, condena a violência dos "camisas vermelhas" e afirma que todos as acusações contra si têm motivações políticas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host