UOL Notícias Notícias
 
31/05/2010 - 15h21 / Atualizada 31/05/2010 - 15h34

UE condena uso de violência e pede investigação imparcial

Bruxelas, 31 mai (EFE).- A União Europeia (UE) condenou hoje o uso da violência contra a frota humanitária que levava ajuda à Faixa de Gaza e pediu a abertura de uma investigação imediata e imparcial sobre a operação israelense na qual morreram pelo menos dez pessoas, segundo as fontes.

A UE demandou também que suas autoridades consulares tenham acesso a seus cidadãos que viajavam no comboio naval e estão retidos por Israel, segundo uma declaração da alta representante de Política Externa do bloco, Catherine Ashton, em nome de toda a União, aprovada pelos embaixadores comunitários.

A União Europeia reiterou seu apelo a favor da suspensão do bloqueio israelense sobre Gaza, e pediu que o ataque à frota não tenha consequências sobre as conversas "de proximidade" que mantêm israelenses e palestinos.

"A UE condena o uso de violência que produziu um alto número de vítimas entre os membros da frota", assinala a declaração.

Além disso, pede "uma investigação imediata, completa e imparcial" sobre as circunstâncias que provocaram a perda de vidas e pede a Israel que permita "urgentemente" as autoridades consulares dos Estados comunitários de ter acesso a seus cidadãos que viajavam na frota e estão retidos nesse país.

A União Europeia pediu a todas as partes que evitem uma escalada da tensão e ressaltou a "necessidade" de continuar as negociações de proximidade que israelenses e palestinos mantêm desde este mês.

Finalmente, os 27 países-membros insistiram na importância de que Israel suspenda o bloqueio que mantém sobre Gaza, e pediram a Tel Aviv que permita o deslocamento de ajuda humanitária, produtos e pessoas a esse território palestino.

A UE "não aceita" a política israelense do bloqueio, que considera "inaceitável e politicamente contraproducente", conclui a declaração.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h40

    0,70
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h40

    -0,09
    68.651,84
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host