UOL Notícias Notícias
 
31/05/2010 - 08h54 / Atualizada 31/05/2010 - 09h18

Vaticano expressa "grande preocupação e dor" por ataque israelense

Cidade do Vaticano, 31 mai (EFE).- O Vaticano expressou hoje "grande preocupação" e "dor" pelo ataque de Israel à missão humanitária que se dirigia à Faixa de Gaza, no qual morreram pelo menos 14 pessoas, segundo a televisão israelense.

"Trata-se de um fato muito doloroso, em particular pela inútil perda de vidas humanas. A situação é acompanhada no Vaticano com grande atenção e preocupação", afirmou o porta-voz vaticano, Federico Lombardi.

Ele acrescentou que, "como é conhecido, a Santa Sé sempre é contrária ao uso da violência, de qualquer parte que venha, já que é cada vez mais difícil a busca de soluções pacíficas".

Após divulgar o fato, a "Radio Vaticana" informou que a situação em Gaza "corre o risco de piorar".

Bento XVI viajará neste fim de semana (de 4 a 6 de junho) ao Chipre "e reiterará com constância a mensagem de paz", ressaltou Lombardi.

Segundo a emissora israelense "Canal 10", pelo menos 14 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no ataque de uma unidade de elite do Exército israelense à "Frota da Liberdade", um grupo de seis navios que transportava mais de 750 pessoas com ajuda humanitária a Gaza.

O Exército israelense reconhece em comunicado a morte de dez ativistas durante a tomada de controle das embarcações, que aconteceu nesta madrugada a cerca de 20 milhas da faixa palestina.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host