UOL Notícias Notícias
 
01/06/2010 - 08h02 / Atualizada 01/06/2010 - 08h20

Assembleia Federal elegerá novo presidente alemão no dia 30 de junho

Berlim, 1 jun (EFE).- A Assembleia Federal da Alemanha elegerá um novo presidente para o país no dia 30 de junho, anunciou hoje o chefe do Bundestag, a câmara baixa do Parlamento, Norbert Lammert, um dia depois da renúncia de Horst Köhler ao cargo de chefe de Estado.

A data é o limite permitido pela Constituição alemã para a eleição do presidente, cargo para o qual até o momento não foram apresentadas candidaturas oficiais, embora os diferentes partidos políticos já estejam buscando possíveis aspirantes.

Tanto a chanceler alemã, Angela Merkel, quanto o líder da oposição social-democrata, Sigmar Gabriel, expressaram sua vontade de buscar um candidato único que satisfaça as diferentes formações políticas e represente os interesses do povo.

Os líderes das três formações que formam a atual coalizão do Governo de Merkel - a União Democrata-Cristã (CDU), a União Social-Cristã na Baviera (CSU) e o Partido Liberal Democrata (FDP) - aproveitaram hoje uma reunião para trocar opiniões sobre a nomeação de um candidato conjunto.

A chanceler; o presidente da Baviera, Horst Seehofer; e o ministro de Assuntos Exteriores alemão, Guido Westerwelle; tentarão pactuar um candidato que também seja aceitável para os partidos da oposição.

Se os partidos opositores optassem por apresentar candidatos próprios, diante da falta de um acordo com os governistas, as formações disporiam na Assembleia Federal de uma maioria suficiente para que seu candidato vencesse.

No entanto, nenhum partido apresentou candidato, enquanto a imprensa especula nomes como o do próprio Lammert, dos ministros de Finanças e do Trabalho, os democratas-cristãos Wolfgang Schäuble e Ursula von der Leyen, ou do ex-ministro do Tesouro Peer Steinbrück.

Lammert disse que a decisão sobre a data da eleição foi tomada depois de consultar a Presidência do Bundesrat, a câmara alta, os diferentes grupos parlamentares e a chanceler Merkel.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host