UOL Notícias Notícias
 
01/06/2010 - 09h30 / Atualizada 01/06/2010 - 09h55

Autoridades sobem para 87 o número de mortos em manifestações em Bangcoc

Bangcoc, 1º jun (EFE).- As autoridades da Tailândia elevaram hoje para 87 o número de mortos nas manifestações contra o Governo, que durante dois meses e meio instalaram o caos em algumas regiões de Bangcoc, depois da morte de um dos feridos.

O Centro de Emergências informou que a última vítima foi internada no hospital Kluay Nam Thai no dia 14 de maio e morreu ontem.

Dos 87 mortos, 76 são civis e os demais são membros das forças de segurança. Além disso, houve 1.406 feridos, dos quais 993 são civis, segundo os dados atualizados pelo Centro de Emergências.

Por sua parte, o Parlamento da Tailândia continuou hoje, pelo segundo dia, com o debate sobre a moção de censura apresentada pela oposição contra o primeiro-ministro tailandês, Abhisit Vejjajiva, e cinco ministros acusados de atos violentos contra os manifestantes conhecidos como "camisas vermelhas".

Vejjajiva, do Partido Democrata, que defende sua atuação e a de seu Gabinete, prometeu hoje acatar o resultado da comissão independente que investigará os atos violentos e assegurou que não haverá nenhuma interferência por parte do Governo.

O Partido Puea Thai, principal da oposição e partidário dos "camisas vermelhas", apresentou a moção de censura no final de maio, mas sem esperanças de que fosse aprovada, salvo se a coalizão de Governo for desintegrada, já que conta apenas com 233 das 480 cadeiras do Congresso dos Deputados.

As manifestações da frente antigovernamental têm o objetivo de forçar a dissolução do Parlamento e pede a convocação de eleições antecipadas, com a justificativa de que o Governo é ilegítimo, já que surgiu de alianças parlamentares e não nas urnas em dezembro de 2008.

A Tailândia atravessa uma profunda crise política desde o golpe militar de 2006, que depôs o então primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, cujos aliados estão reunidos atualmente no Partido Puea Thai.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host