UOL Notícias Notícias
 
02/06/2010 - 11h23 / Atualizada 02/06/2010 - 11h31

Confrontos entre Farc e ELN deixam 9 mortos


Em Bogotá

Pelo menos nove guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN) morreram em confrontos com rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que ocorrem desde o fim de semana na fronteira com a Venezuela, informaram hoje fontes policiais.

O comandante da Polícia do departamento colombiano de Arauca, coronel William Guevara, assinalou à imprensa que, nos combates pelo "fictício controle territorial", nenhum camponês morreu. Segundo ele, a zona dos combates é formada por várias casas dos municípios de Arauquita e Tame.

"O que se tem claro até o momento é que em nenhum momento se pode afirmar que são camponeses. São combatentes do ELN", disse o oficial.

Guevara explicou que se trata de "uma guerra" que as duas guerrilhas travam há vários anos sustentam na região "por tentar assumir um controle fictício nessa zona de Arauca".

Segundo ele, pais de dois dos mortos foram a um necrotério da região para reconhecer os corpos e explicaram às autoridades que seus filhos foram tirados há alguns anos pelo ELN, "doutrinados" e "se transformaram em parte ativa de combatentes deste grupo terrorista".

Os combates acontecem desde sábado passado, o que provocou o deslocamento de mais de 40 famílias camponesas e líderes sociais, disse o presidente da Comissão de Paz e Direitos Humanos da Assembleia Departamental, Ferney Tique.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host