UOL Notícias Notícias
 
02/06/2010 - 11h57 / Atualizada 02/06/2010 - 12h11

Exército israelense divulga fotos de "armas" de ativistas da frota atacada

Jerusalém, 2 jun (EFE).- O Exército israelense divulgou hoje novas fotos de ferramentas e equipamentos de uso militar não bélicos que supostamente portavam os ativistas da frota humanitária atacada na segunda-feira, em uma tentativa de convencer a opinião pública de que eles não eram pacifistas.

Entre as ferramentas que Israel afirma que foram usadas para atacar os comandos israelenses, há um número indeterminado de coletes à prova de balas com a lua crescente do Islã, alguns equipamentos de visão noturna e binóculos.

Além disso, há estilingues - com os quais se poderiam lançar bolinhas de gude -, facas, navalhas, duas serras, um machado e discos de serra.

"Quando as forças israelenses abordaram o 'Mavi Marmara' para conduzi-lo ao porto de Ashdod, se encontraram com manifestantes armados com armas como facas, atiradeiras, bolinhas de gude, pedaços de madeira e barras de metal, uma maça e coqueteis incendiários", argumenta o Exército israelense em um texto que acompanha as fotos.

Segundo a apuração do Exército israelense, pelo menos cinco soldados sofreram ferimentos, dois deles graves, ao serem agredidos pelos ativistas da frota quando desciam com cordas sobre a parte superior do navio, de bandeira turca.

Foi nessa embarcação onde os comandos militares abriram fogo contra os ativistas, matando nove deles e ferindo cerca de 40.

O texto militar destaca que, "nos outros cinco navios interceptados, os soldados não encontraram resistência e ninguém ficou ferido".

Com a difusão das fotos e de imagens por vídeo filmadas de helicópteros militares que sobrevoavam a frota, nas quais são vistos ativistas espancarem os militares israelenses, o Exército busca refutar as acusações de que abriu fogo sobre civis desarmados.

"No instante em que os soldados abordaram o 'Mavi Marmara', eles se encontraram com uma extrema violência e responderam (com disparos) em defesa própria", alega o texto que acompanha as fotos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host