UOL Notícias Notícias
 
02/06/2010 - 05h17 / Atualizada 02/06/2010 - 05h33

Paquistão conclui operação contra talibãs em região tribal

Islamabad, 2 jun (EFE).- As forças de segurança paquistanesas concluíram sua operação contra os talibãs na região tribal de Orazkai, onde há agora apenas alguns focos de resistência insurgente e para onde em breve poderão retornar os milhares de civis deslocados pelo conflito, informaram à agência Efe porta-vozes militares.

"Já não há fortificações talibãs em Orakzai, só focos de resistência esporádicos. Fomos informados sobre a existência de algumas bases insurgentes, mas estão em zonas limítrofes com a demarcação", explicou uma das fontes militares.

O corpo da guarda de fronteiras, apoiado por unidades do Exército regular, iniciou no final de março uma ofensiva por terra e ar na região, próxima à fronteira com o Afeganistão, considerada um bastião fundamentalista.

Segundo os analistas, centenas de fundamentalistas que fugiam dos combates que aconteciam em regiões tribais vizinhas tinham encontrado refúgio nesta demarcação, considerada estratégica por sua proximidade a Peshawar, a principal cidade do conflituoso noroeste do país.

O chefe do Exército paquistanês, o general Ashfaq Pervez Kiyani, chegou na terça-feira a Orazkai para se reunir com as tropas e os louvou pela "maneira profissional como tiraram os terroristas do distrito" durante visita que "marca a bem-sucedida conclusão das operações", segundo comunicado divulgado pelo comando militar.

Kiyani ressaltou, além disso, que os civis deslocados iniciarão "em breve" o retorno a seus lares, embora uma fonte do Alto Comissariado a ONU para os Refugiados (Acnur) tenha informado à Efe que o processo pode levar algum tempo.

Pelo menos 307 mil pessoas abandonaram nos últimos meses os distritos vizinhos de Orakzai, agora sob controle militar, e Kurram, onde prosseguem os combates, segundo dados do Acnur.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h09

    -0,32
    3,134
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host