UOL Notícias Notícias
 
05/06/2010 - 13h50 / Atualizada 05/06/2010 - 13h50

Último navio da frota humanitária chega ao porto israelense de Ashdod

Jerusalém, 5 jun (EFE).- O navio irlandês "Rachel Corrie" chegou esta tarde ao porto de Ashdod, no sul de Israel para onde foi conduzido pelas tropas israelenses que o abordaram quando pretendia alcançar a costa de Gaza.

A embarcação irlandesa chegou acompanhada pelos navios militares israelenses que a abordaram em águas internacionais.

Os ocupantes do navio não ofereceram resistência e a interceptação não deixou vítimas.

Porta-vozes militares israelenses confirmaram que no "Rachel Corrie" viajavam 19 pacifistas, entre os que figuram a vencedora do prêmio Nobel da Paz Mairead Maguire e o ex-subsecretário-geral das Nações Unidas, Denis Halliday.

As autoridades militares israelenses devem começar a inspecionar as 1,2 mil toneladas de ajuda humanitária que fazem parte da carga do navio irlandês antes de levar o material a Gaza.

O "Rachel Corrie" é o último barco da frota que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza que chega à região. Ele se atrasou por problemas técnicos.

Os outros seis navios dessa frota internacional, que tinha como objetivo romper o bloqueio israelense e levar ajuda humanitária a Gaza, foram atacados na segunda-feira pelo Exército de Israel.

O Exército israelense encontrou resistência no navio "Mavi Marmara", onde matou nove ativistas turcos e feriu dezenas, em sua maioria dessa mesma nacionalidade.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host