UOL Notícias Notícias
 
06/06/2010 - 19h12 / Atualizada 06/06/2010 - 20h32

FBI acusa 2 homens presos em aeroporto de Nova York de terrorismo

Washington, 6 jun (EFE).- O FBI acusou dois homens detidos no sábado no Aeroporto Internacional John F. Kennedy de Nova York quando iam tomar um voo para Egito com escala na Somália de terrorismo.

Carlos Eduardo Almonte, de 24 anos, nascido na República Dominicana e naturalizado americano, e Mohammed Haoud Alessa, de 20, filho de um palestino e uma jordaniana, foram presos na noite do sábado.

A detenção foi realizada por agentes do FBI (polícia federal americana) e do Departamento de Polícia de Nova York pouco antes que Almonte e Alessa, que residiam em Nova Jersey (EUA.), entrassem em diferentes voos com rumo à África.

Segundo as autoridades, os dois tinham intenções de incorporar-se ao Al Shabaab, um grupo que se diz simpatizante da Al Qaeda acusado de apoiar os membros da organização procurados pelos ataques contra as embaixadas americanas no Quênia e Tanzânia.

Almonte e Alessa foram acusados de conspirar para matar, mutilar e seqüestrar pessoas fora dos Estados Unidos, e serão julgados amanhã em um tribunal federal em Newark (Nova Jersey).

Eles podem ser condenados à prisão perpétua.

O FBI assinalou que os dois homens estiveram sob vigilância da agência desde 2006 devido a uma denúncia.

A partir de 2009, um agente encoberto da Divisão de Inteligência da Polícia de Nova York gravou inúmeras reuniões e conversas com Alessa e Almonte nas quais eles discutiram seus planos.

Segundo a denúncia do FBI, os dois jovens expressaram que era sua obrigação fazer uma "guerra santa violenta" e em algumas ocasiões expressaram sua disposição de cometer atos de violência nos Estados Unidos.

Alessa e Almonte são os últimos americanos ou imigrantes nos EUA acusados de unir-se, ou pelo menos de tentar, a Al Shabaab, um grupo que o Governo dos Estados Unidos qualifica como terrorista desde 2008.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host