UOL Notícias Notícias
 
06/06/2010 - 00h54 / Atualizada 06/06/2010 - 01h03

Kan promete a Obama que cumprirá acordo sobre base dos EUA em Okinawa

Tóquio, 6 jun (EFE).- O primeiro-ministro eleito do Japão, Naoto Kan, prometeu hoje ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que fará "todos os esforços" para cumprir o acordo anunciado no dia 28 de maio pelo qual uma polêmica base americana vai continuar em Okinawa.

Kan manteve esta madrugada sua primeira conversa por telefone com Obama por iniciativa do presidente americano, que o felicitou por sua eleição na sexta-feira pela Dieta (Parlamento), segundo informou a agência local "Kyodo".

Em uma conversa de 15 minutos, Kan comentou a Obama sua intenção de fortalecer a relação bilateral entre dois parceiros, em favor de construir uma aliança que promova a paz e a prosperidade no mundo, segundo seu futuro ministro porta-voz, Yoshito Sengoku.

Kan disse também que tanto EUA como Japão farão todos os esforços para que a polêmica base aérea de Futenma seja realocada dentro do arquipélago japonês de Okinawa, como acertou seu antecessor, Yukio Hatoyama.

Esse acordo precipitou a queda de Hatoyama, que tinha prometido em sua campanha eleitoral que tiraria a base de Okinawa e, se fosse possível, do Japão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host