UOL Notícias Notícias
 
07/06/2010 - 09h56

Biden e Mubarak analisam "diálogo indireto" entre palestinos e israelenses

No Cairo

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, analisou hoje com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, o estado das negociações indiretas entre palestinos e israelenses, entre outros temas.

A reunião aconteceu na cidade turística de Sharm el-Sheikh, no sul da Península do Sinai, mas não houve declarações à imprensa após a entrevista.

Biden chegou ontem ao Egito como parte de uma viagem pela África, em sua primeira visita ao país desde que assumiu o cargo em janeiro de 2009.

Segundo a televisão estatal egípcia e a agência oficial de notícias "Mena", Biden e Mubarak analisaram, entre outros assuntos, o estado do diálogo indireto entre israelenses e palestinos que começou no dia 9 de maio.

Também conversaram sobre a situação no Iêmen, Iraque e Somália, sobre o programa nuclear iraniano e acerca do último ataque israelense contra uma frota de assistência humanitária que se dirigia à faixa palestina de Gaza.

Mubarak falou da necessidade de terminar com o bloqueio que Gaza sofre desde junho de 2007 e no qual Egito também é parte, já que até pouco tempo só abria ocasionalmente, e por razões humanitárias, o posto fronteiriço de Rafah, o único que não está sob controle de Israel.

Essa passagem ficou aberta indefinidamente um dia depois do ataque do dia 31 de maio contra a frota que se dirigia a Gaza, a fim de permitir o acesso de produtos humanitários e a saída de doentes. No entanto, não há informações se no futuro será autorizado o livre fluxo de mercadorias e pessoas.

Na reunião, o governante egípcio insistiu em defender sua iniciativa para que o Oriente Médio seja uma área livre de armas nucleares e disse também que Israel, um país que os especialistas suspeitam que tenha armas atômicas, deveria ser incluído nessas iniciativas.

Depois da reunião, Biden viajou para o Quênia, na segunda etapa de sua viagem pela África que termina na África do Sul.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host