UOL Notícias Notícias
 
07/06/2010 - 06h52 / Atualizada 07/06/2010 - 06h54

Kim Jong-il substitui cúpula dirigente em sessão da Assembleia Popular

Seul, 7 jun (EFE).- O líder comunista norte-coreano, Kim Jong-il, substituiu hoje seu primeiro-ministro em uma sessão extraordinária da Assembleia Popular Suprema (Parlamento), da qual o esquivo dirigente participou em pessoa, informou a agência sul-coreana "Yonhap".

Choe Yong-rim, secretário chefe do Comitê do Partido dos Trabalhadores em Pyongyang, substituiu como primeiro-ministro Kim Yong-il, quem ocupava esse cargo desde 2007, segundo a "Yonhap".

Em uma incomum sessão da Assembleia Popular norte-coreana, que normalmente é convocada apenas uma vez ao ano, também foi eleito o cunhado do líder norte-coreano, Chang Sung-taek, como vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa, principal órgão militar da Coreia do Norte, dirigido por Kim.

Chang, marido da irmã mais nova de Kim, se transforma assim no "número dois" do país comunista e poderia exercer um papel para preparar a sucessão ao filho mais novo do líder norte-coreano, Kim Jong-eun, de 26 anos.

Esta sessão foi a segunda da Assembleia Popular Suprema convocada este ano após a realizada em abril, da qual Kim Jong-il não participou.

Pela primeira vez desde 2003, o regime comunista convoca em duas ocasiões em um mesmo ano os 687 membros da Assembleia Popular (Parlamento norte-coreano), escolhidos nas eleições legislativas de março de 2009.

Sabe-se que Kim Jong-il, de 68 anos, sofreu um derrame cerebral em agosto de 2008 e sua saúde ficou debilitada, segundo se aprecia nas imagens que paulatinamente foram divulgando os meios de imprensa oficiais norte-coreanos.

A sessão da Assembleia Popular Suprema acontece depois da polêmica criada pelo afundamento do navio sul-coreano "Cheonan".

Seul levou o fato na sexta-feira passada ao Conselho de Segurança da ONU para pedir uma resposta internacional contra a Coreia do Norte.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h39

    0,34
    3,290
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h41

    -0,63
    62.860,45
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host