UOL Notícias Notícias
 
07/06/2010 - 21h46 / Atualizada 07/06/2010 - 22h17

Suspeitos de terrorismo teriam sido alvo de experiências em interrogatórios

Washington, 7 jun (EFE).- O grupo Physicians for Human Rights (PHR) denunciou hoje que médicos americanos realizaram experiências com supostos terroristas após os atentados de 11 de setembro de 2001 com o objetivo de refinar técnicas de interrogatório.

Em um relatório, o grupo diz que sua denúncia se baseou em documentos públicos e que as experiências teriam sido realizadas com a supervisão da Agência Central de Inteligência americana (CIA) durante a guerra contra o terrorismo lançada no Governo do ex-presidente George W. Bush.

Nathaniel Raymond, porta-voz do PHR, manifestou em uma declaração que as experiências e a investigação sobre seus efeitos "parecem ter sido realizadas com o objetivo de dar uma fachada legal à tortura".

Segundo o PHR, que pediu ao Governo dos Estados Unidos para que investigue sua denúncia, profissionais de saúde observaram diversas técnicas de interrogatório, entre elas o 'waterboarding' (afogamento simulado), a exposição a temperaturas extremas, o isolamento prolongado, a privação do sono e a nudez forçada.

Segundo Raymond, o pessoal médico reunia dados para determinar se essas técnicas violavam normas do Departamento de Justiça americano sobre o que pode ser considerado como tortura e não para proteger a saúde do detido.

O relatório da organização independente sem fins lucrativos menciona os casos de 'waterboarding', para os quais os médicos recomendaram agregar sal à água para que o detido não sofresse uma redução dos níveis de sódio no sangue devido à inspiração da água.

"Não estamos fazendo uma acusação. O que dizemos é que uma investigação é necessária. Se a Casa Branca não tomar medidas, estará dando as costas a algo que poderia ser percebido como um crime de guerra", disse Raymond.

Entretanto, a denúncia foi rejeitada energicamente pela CIA, cujo porta-voz, Paul Gimigliano, afirmou que esse organismo "não realizou nenhum tipo de pesquisa sobre detidos ou grupos de detidos".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host