UOL Notícias Notícias
 
08/06/2010 - 10h47 / Atualizada 08/06/2010 - 11h19

Associação protesta no Vaticano por sacerdócio de mulheres

Roma, 8 jun (EFE).- Membros da associação Women's Ordination Conference protestaram hoje na Praça de São Pedro do Vaticano para pedir à Igreja Católica que reconsidere a proibição de as mulheres receberem a ordenação sacerdotal.

A associação, criada justamente para reivindicar esse fim, realizou a manifestação na véspera dos atos, que começarão amanhã no Vaticano, para celebrar a conclusão do Ano Sacerdotal, convocada pelo papa Bento XVI.

Durante alguns minutos, várias manifestantes distribuíram panfletos pedindo o sacerdócio para as mulheres até que a Polícia lhes pediu para deixar a Praça de São Pedro, o que fizeram imediatamente.

"A absoluta hipocrisia da celebração do Ano Sacerdotal mostra tudo o que não funciona atualmente na hierarquia vaticana", explicou hoje a diretora do movimento, Erin Saiz Hanna, em entrevista coletiva antes da manifestação.

Saiz Hanna criticou a celebração do sacerdócio masculino "em um ano desastroso para a Igreja Católica romana", em referência aos casos de padres pedófilos.

"O Vaticano não hesita em fechar um olho quando seus homens destroem a vida de crianças e famílias, mas também não hesita em excomungar as mulheres que, em boa fé, querem profeticamente exercer o sacerdócio e suprir as necessidades de sua comunidade", acrescentou a diretora de Women's Ordination Conference.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host