UOL Notícias Notícias
 
08/06/2010 - 08h56 / Atualizada 08/06/2010 - 09h16

Naoto Kan toma posse como primeiro-ministro do Japão

Tóquio, 8 jun (EFE).- Naoto Kan tomou posse hoje como primeiro-ministro do Japão em uma solene cerimônia no Palácio Imperial de Tóquio presidida pelo imperador Akihito.

Acompanhado por seus 17 ministros, Kan assumiu o cargo dias após ser eleito pelo Parlamento em substituição a Yukio Hatoyama, cuja popularidade despencou depois da decisão de manter em Okinawa (sul do Japão) uma polêmica base militar dos EUA.

O novo chefe de Governo japonês, de 63 anos, ocupava até agora os cargos de vice-primeiro-ministro e titular de Finanças no Executivo de Hatoyama, que anunciou na quarta-feira passada a renúncia após permanecer pouco menos de oito meses no cargo.

Vestindo fraque e em um ritual protocolar, Naoto Kan assumiu o cargo diante do imperador Akihito acompanhado dos membros do novo Gabinete, com os quais realizará ainda hoje o primeiro conselho de ministros.

Em entrevista coletiva pouco antes da posse, Kan assegurou que os Estados Unidos, tradicional parceiro de segurança do Japão, é "a pedra angular" da diplomacia japonesa, e indicou que seu Governo trabalhará para reforçar as relações com os demais países asiáticos e outras regiões como a América Latina e a Europa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host