UOL Notícias Notícias
 
08/06/2010 - 06h25 / Atualizada 08/06/2010 - 06h34

Shimon Peres inicia 1ª visita de um presidente israelense à Coreia do Sul

Seul, 8 jun (EFE).- O presidente de Israel, Shimon Peres, chegou nesta terça-feira à Coreia do Sul para uma visita de quatro dias destinada a reforçar as relações bilaterais nos âmbitos econômico e energético.

Peres é o primeiro presidente de Israel que visita a Coreia do Sul desde que os dois países estabeleceram relações diplomáticas, em 1962.

Na quarta-feira, Peres começará sua agenda oficial com uma visita ao centro tecnológico Daedeok Innopolis, perto de Seul.

No dia seguinte, o presidente israelense se reunirá com seu colega sul-coreano, Lee Myung-bak, com quem já compartilhou a necessidade de aumentar a cooperação na energia renovável durante uma reunião realizada em janeiro durante o Fórum de Davos.

Ainda na quinta, participará de uma refeição de trabalho com empresários sul-coreanos organizada por representantes de quatro organizações econômicas, antes embarcar na sexta-feira de volta a Israel.

A visita de Peres à Coreia do Sul acontece em meio à repercussão do ataque israelense a uma frota com ajuda humanitária que se dirigia a Gaza, que acabou com nove mortes e recebeu uma onda de condenações internacionais.

A Coreia do Sul lamentou "profundamente" o ataque e pediu uma "investigação rigorosa" para esclarecer o fato.

O Governo sul-coreano considera que o diálogo é a única via para a paz no Oriente Médio, e indicou que participará ativamente nos esforços internacionais para assegurar a paz na região.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host