UOL Notícias Notícias
 
08/06/2010 - 13h02 / Atualizada 08/06/2010 - 13h20

UE prorroga missão em Kosovo por 2 anos

Bruxelas, 8 jun (EFE).- A União Europeia (UE) aprovou hoje a ampliação de sua missão em Kosovo por mais dois anos, até junho de 2012, para manter seu apoio ao desenvolvimento da justiça e a administração nesse território.

A missão começou em dezembro de 2008 e terminaria neste mês, mas o Conselho da UE aprovou a extensão do mandato, com um orçamento de aproximadamente 150 milhões de euros anuais.

O objetivo da União Europeia é prosseguir a construção da administração de Kosovo, território que proclamou independência em 2008, quando era província da Sérvia, mas que ainda não é reconhecido como Estado pela maior parte da comunidade internacional, inclusive vários países da UE.

A intenção do bloco europeu em manter a presença em Kosovo é garantir ao território a construção de um Estado de Direito multiétnico, que assegure os direitos da minoria sérvia do norte.

"Não queremos deixar o norte para trás, que a região acabe sendo um conflito congelado", assinalou em entrevista coletiva o enviado especial da UE para Kosovo, Pieter Feith.

Feith acrescentou que Kosovo "é um Estado plenamente soberano, a caminho de se transformar em uma próspera democracia multiétnica".

Por sua vez, o responsável da missão da UE em Kosovo (Eulex), o francês Yves De Kermabon, destacou a importância do diálogo com as autoridades sérvias para assegurar a cooperação prática em questões de importância comum.

"É importante estabelecer uma cooperação regular", afirmou De Kermabon, que mantém contatos frequentes com o ministro sérvio para Kosovo, Goran Bogdanovic, quem criticou várias vezes à UE o que considera um tratamento discriminatório contra a minoria sérvia desse território.

A missão europeia, que tem 1,7 mil integrantes internacionais e 1,1 mil contratados em nível local, é composta por policiais e funcionários jurídicos da maioria dos países da UE, assim como dos Estados Unidos, Noruega, Suíça, Turquia, Croácia e Canadá.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host