UOL Notícias Notícias
 
11/06/2010 - 11h35 / Atualizada 11/06/2010 - 11h46

Ataque a centro de reabilitação de dependentes químicos deixa 19 mortos no México

Em Ciudad Juárez (México)

Pelo menos 19 pessoas foram assassinadas e outras seis ficaram feridas em um centro de reabilitação para toxicômanos em Chihuahua, capital do estado do mesmo nome no norte do México, informaram hoje fontes oficiais.

Um grupo de pessoas armadas entrou por volta da meia-noite da quinta-feira no Centro de Reabilitação Fé e Vida, no norte da capital, e atacou os pacientes, informou o porta-voz da Polícia de Chihuahua, Saúl Hernandez.

O massacre ocorreu em uma casa que funciona como centro para o tratamento de dependentes, no bairro Revolución, no noroeste da cidade, onde se encontram as sedes do Governo do estado.

Hernández explicou que, segundo testemunhas, o grupo chegou armado ao centro e tirou mais de 20 internos do local para depois colocá-los em formação e disparar contra eles pelas costas, como em um fuzilamento.

O porta-voz disse que os feridos foram transferidos para diferentes hospitais da cidade, onde foram montados dispositivos de vigilância policial integrados por agentes da Polícia local e federais.

Versões extra-oficiais assinalam que as vítimas poderiam estar vinculadas ao Cartel de Sinaloa, liderado por Joaquín "El Chapo" Guzmán, e terem sido assassinadas por um grupo rival vinculado ao cartel de Juárez, dirigido por Vicente Carrillo Fuentes.

Ano passado, também no estado de Chihuahua, mas na fronteiriça Ciudad Juárez, houve vários ataques a centros de reabilitação de toxicômanos, entre os que se destaca o ocorrido em setembro, quando foram assassinados 18 jovens no conhecido "El Aliviane".

Nos últimos dois anos, fatos ocorridos em centros de ajuda a viciados em drogas deixaram mais de meia centena de mortos no estado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,28
    3,182
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,29
    64.676,55
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host