UOL Notícias Notícias
 
11/06/2010 - 14h02 / Atualizada 11/06/2010 - 14h04

Ex-líder suíço é eleito presidente da Assembleia Geral da ONU

Nações Unidas, 11 jun (EFE).- O ex-presidente da Suíça Joseph Deiss foi eleito hoje pela Assembleia Geral das Nações Unidas presidente do próximo 65º período de sessões do órgão.

Deiss, que também foi ministro de Exteriores e de Economia da Suíça, foi escolhido por aclamação entre os 192 países do organismo internacional para substituir em setembro o diplomata líbio Ali Abdesselam Treki.

A eleição por consenso deste político de 64 anos não foi uma surpresa, já que ele era o único candidato do chamado grupo da Europa Ocidental e outros países, região que, de acordo com as regras da organização, deveria presidir este órgão da ONU durante a sessão de 2010-2011.

Em dezembro de 2009 Deiss conseguiu o respaldo de seu grupo regional após superar a candidatura do ministro de Exteriores belga, Louis Michel.

Em seu discurso de boas vindas, Treki ressaltou que a longa experiência política de Deiss o ajudará a "comandar as discussões sobre os diversos assuntos e desafios relacionados com a paz e a segurança, o desenvolvimento e os direitos humanos" que constituem a agenda do órgão.

Também destacou o papel do ex-líder no processo que levou a entrada histórica da Suíça nas Nações Unidas em 2002, o que, para Treki, prova seu compromisso com os princípios do multilateralismo.

"Os valores que a ONU abraçou ao ser fundada seguem sendo absolutamente relevantes", afirmou o ex-presidente suíço, que ressaltou sua determinação de colaborar estreitamente com o secretário-geral da organização, Ban Ki-moon.

"Mais que nunca, temos que atuar unidos para sermos eficazes", ressaltou Deiss.

O novo presidente da Assembleia Geral, que netrou na política em 1981, fez quase toda sua carreira na Universidade de Freiburg, como professor de Ciências Econômicas, antes de se transformar em decano da mesma faculdade.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host