UOL Notícias Notícias
 
11/06/2010 - 14h30 / Atualizada 11/06/2010 - 15h00

Obama pede ao Congresso que aprove propostas a favor das pequenas empresas

Washington, 11 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez hoje um pedido ao Congresso para que aprove o mais rápido possível suas propostas de redução de impostos e incentivos aos empréstimos para as pequenas empresas.

Obama - que nas últimas semanas se concentrou no vazamento do Golfo do México - lembrou que "as pequenas empresas criaram dois de cada três novos empregos no país".

"Para cobrir os milhões de empregos que foram perdidos com a recessão vamos ter de nos assegurar que as pequenas empresas podem contratar, expandir-se e acrescentar empregados a suas relações de empregados", destacou.

O líder americano propôs há quatro meses um projeto de lei que prevê incentivos para que os bancos forneçam empréstimos às pequenas empresas.

O presidente espera que a medida seja aprovada na Câmara de Representantes na próxima semana e pouco depois no Senado.

As pequenas empresas perderam 2,4 milhões de empregos entre meados de 2007 e o final de 2008 e, devido ao endurecimento dos empréstimos bancários, foi difícil se expandir de novo.

"Por isso, peço ao Congresso que aprovar rapidamente esse conjunto de medidas fiscais e incentivos para o empréstimo, de modo que se encorajem as contratações e o crescimento das pequenas empresas".

A oposição republicana questiona se as medidas que Obama propõe são adequadas para gerar crescimento do emprego e consideram que elas podem dar margem para a ingerência do Estado no setor privado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host